sábado, 6 de novembro de 2010

Significado dos sonhos

Li uma vez algures, que quem tem um QI mais alto, sonha mais.
Há uns valentes anos atrás fiz um teste de QI e acho que rondou os 120 e qualquer coisa, mas também verdade seja que foi numa aula e não me apeteceu chatear muito com aquilo.

Ora, se existe ou não uma relação directa com isso eu não sei. Mas sei que sonho muito, mas mesmo muito. Há noites em que tenho a sensação que nem dormi, que estive sempre activa.

E outra coisa que me acontece frequentemente é ter sonhos recorrentes. Há uns tempos atrás sonhava que estava grávida. Não era que sonhasse dias seguidos com isso. Nem era sempre na mesma situação. Mas volta e meia lá vinha o sonho em que eu aparecia de barriga e preocupada com isso. E acabou por ser tão persistente que um dia fiz uma pesquisa na internet acerca do assunto. Dizem que significa necessidade de renovação, ou mudanças para melhor. O que na altura fazia todo o sentido!

Agora tenho sonhado recorrentemente com elevadores. Melhor, com um elevador. Com o do meu prédio. Vou carregando nos botões, ela para, mas eu nunca saio. E volto a tocar nos botões. E volto a fazer uma viagem. Pelo que li, se ele desce, pode ter um significado, mas se ele sobe, pode ter outro... Só que eu não sei se ele sobe ou desce...

E mais... Não sei se acredito nestas interpretações todas dos sonhos. Até que ponto serão verdade?

5 comentários:

Miss B-Beautiful disse...

Eu só uma vez é que me lembro de ter sonhado que estava grávida e foi mau. Foi mesmo muito assustador. Estava em pânico com a ideia... Mas já foi há muito tempo.

Ana Sousa disse...

Não estou a ver qual possa ser a relação mas isso é lá problema para os cientistas. O que sei é que não acredito nas interpretações de sonhos, eh pá, eu sofro bastante com sonhos/pesadelos e acho que têm resultam de desejos/problemas do subconsciente do que de coisas que vão acontecer. Quero dizer, os sonhos podem ter uma interpretação mas que só pode ser dada por um especialista e em conformidade com cada pessoa. Aquelas interpretações gratuitas by internet são treta. É como o Horóscopo, se nos guiássemos por ele só haveria 12 vidas possíveis.

R disse...

Não sei se tem mesmo alguma relação ou não. Mas a minha mãe que tinha lido em jovem um livro sobre a interpretação dos sonhos, acho que se chamava "Livro dos Sonhos ", dizia que sim. Sonhar com água límpa era uma coisa, sonhar com água suja era outra, sonhar com cobras, com cabelos. A minha mãe era uma enciclopédia.Não fixei quase nada. Sei por exemplo que com cobras e cabelos vamos ter chatices e aborrecimentos pela certa. Isto dizia a minha mãe.

Beijokas

R disse...

Esqueci-me sonhor com dentes, é morte de parentes. Sabias?

Ana disse...

Acredito que os sonhos têm ligação directa com as coisas que vivemos, com as coisas que desejamos (mesmo que por vezes passemos a vida a negar que as queremos), com as coisas que receamos, que nos causam ansiedade...Por isso não acredito nesse tipo de interpretações. Acho que devemos interpretá-los de acordo com a nossa vida :)

Também já sonhei várias vezes com elevadores! E tive a certeza que foi por já ter sentido medo dentro deles em diversas ocasiões!

***