sexta-feira, 9 de abril de 2010

Andava eu nas minhas leituras vespertinas, quando me deparo com esta notícia:

Aprovado diploma para permitir que homossexuais possam dar sangue

Oi? Mas sou eu a única ingénua que pensava que os homossexuais podiam dar sangue? E não me venham dizer, como me disseram há bocadinho que é por serem um grupo de risco por serem mais promíscuos. Epá, dentro de casa cada um sabe o que faz! Concerteza que haverão muitos casais heterossexuais a terem uma vida muito mais promíscua que os homessexuais e bisexuais. Logo hoje em dia que se ouve tanto falar do swing e afins. E que eu saiba existem preservativos no mercado aí aos pontapés! Mas continuamos a pensar que gay significa ter HIV? Por amor da santa!
E depois há outra: Como é que os médicos sabem que uma pessoa é gay ou bi? Isso está estampado na testa? Não!!! Já estou a imaginar na consulta: "Então... Conte-me lá... As suas experiências sexuais como são?" Hello! Qualquer um pode dizer o que bem lhe aprouver!
Para mim isto é puro preconceito, afinal ainda não passaram tantos anos desde que a homessexualidade deixou de ser considerada doença... E o 25 de Abril de 1974 ainda não passou pela mentalidade de muitas pessoas.

2 comentários:

Eu disse...

Mas não sabias??? Eu sou (ou era) dadora de sangue, e cada vez que lá ia tinha de responder a uma série de questões sobre a minha vida sexual, como "Tem um parceiro sexual regular?"; "Mudou de parceiro nos últimos 6 meses?"; "Teve relações homossexuais, ou tem conhecimento de que o seu parceiro tenha tido relações homossexuais recentemente?"... Cada vez que faziam as perguntas dava-me vontade de rir, pelo ridículo da situação...
Mas há muitas outras restrições, que tem a ver com idas ao dentista, ou cirurgias, ou simplesmente tomar antibióticos. Por causa dessas restrições é que não tenho dado sangue.

Marina disse...

Sabia que se tinha de ir a uma consulta, mas não sabia que era impeditivo dar sangue por se ser bi ou gay! As outras restrições até as conheço, com anemia também não podes (claro, né?). Mas dizerem que é por os gays seram mais promíscuos.... claro, claro... Acho que isso é coisa do tempo da outra senhora!