domingo, 26 de abril de 2009

P-fólios, e-folios, AF, semestres, anos lectivos

Acho que os P-fólios são grandes formas de resistência, resistência acima de tudo psicológica.

Passamos um semestre a assimilar matéria, a ler páginas e páginas de livros, a realizar actividades formativas, a consumir-mo-nos com E-fólios. E são estes que decidem se podemos submeter-mo-nos ao momento da tortura final. Sem nota mínima, teremos de esperar mais um ano lectivo.

Costumo comparar a sensação que tenho em dia de P-fólio como um balão cheio de ar. Durante um semestre enchemos, enchemos, enchemos, enchemos de matéria, na semana antes reforçamos as novas ideias, tiramos dúvidas, estudamos, estudamos, estudamos, estudamos até que chega o dia derradeiro.

No outro dia olhei em meu redor e pensei: eis os resistentes a arrastarem-se para o momento final.

Talvez tenha sido um exagero, mas não deixa de ser uma victória.

E sim, cada vez mais esta victória está a saber melhor.

Não me perguntem como está a correr, não me perguntem se preciso de alguma coisa, deixem-se estar no vosso canto e a queixarem-se da vossa vida miserável. Continuem a pisar-me. Continuem a dificultar-me a vida. Não se assustem quando se aperceberem que já está feito. Não, o tempo para mim não passou depressa. Mas eu sabia que seria capaz. E cá estou. Não tenham medo quando virem que preciso de crescer profissionalmente. Não tenham medo da minha ambição. Deviam ter pensado nisso antes.

1 comentário:

R disse...

Cláudia:
Muito obrigada pelas palavras de apoio que me deixaste. Vou parar uns dias, não sei quantos, mas espero voltar, quando me sentir mais animada.Um beijinho para ti.