segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Finito. (Ou, hoje é o primeiro dia do resto da minha vida)

Em Outubro de 2007, começava a minha terceira frequência universitária. E nessa altura eu queria que fosse a última vez que estivesse a frequentar o primeiro ano de uma licenciatura. Eu queria e assim foi. Depois de muito esforço, de muitas latas de red bull, noites de pouco sono, dias de extremo cansaço, meses e meses sem vida pessoal, ontem recebo a última nota que faltava.


É oficial: estou licenciada. E ainda nem desci à terra. Eu que pensava que ia desatar aos saltinhos, fiquei imóvel, com o coração reduzido ao tamanho de uma noz e com as lágrimas a escorrerem-me devagarinho. Afinal de contas, este era um desejo (um sonho? um objectivo?), que já queria ver cumprido há algum tempo, mas que tantas vezes julgava que iria tardar em concretizar.

Depois deste caminho já só consigo pensar nas coisas boas. Olho para trás com um grande sorriso. Os caminhos mais dificeis, no fim, são aqueles que melhor sabem.

E agora já posso falar: este ano pedi o mesmo desejo em duas circunstâncias diferentes. Mas esse desejo obriguei-me a mim própria que o teria de o cumprir até o fim de 2010. Porque não basta desejar. Há que trabalhar, sempre. E cumpri-o.

E mais uma vez, tenho a dizer, que não é fácil, mas o caminho faz-se lutando e cada batalha tem cada vez mais um sabor especial.

E não, não sou uma pessoa diferente desde hoje, ou de ontem. Mas sim, sou uma pessoa diferente desde aquele Outubro de 2007.

5 comentários:

Ceres disse...

Olá Claudia,
Parabéns!!! Quando atingimos um objectivo com esforço, luta e sacríficio a vitória tem um sabor especial ;))
Jinhos

Lady Me disse...

Muitos parabéns! Acabar o nosso curso é um marco muito importante na nossa vida! Quando saiu a minha última nota, em Setemebro, também fiquei imóvel e nem queria acreditar! É uma sensação de missão cumprida muito boa e pensei "tanto trabalho, já está... consegui!" :D

Parabéns, mais uma vez e boa sorte para esta nova etapa!

Miss B-Beautiful disse...

Muitos Parabéns! A licenciatura já ninguém te tira!

R disse...

MUITOS PARABÉNS!!!!

É uma sensação de dever cumprido, não é?
Não é fácil, quem tirou um curso sabe bem o trabalho que se tem, as horas que estamos de volta dos livros quando muitas vezes, já não temos vontade nenhuma. Os nervos nos dias de exames, enfim, agora tudo isso passou.
Fiquei muito contente e envio-te daqui um beijinho e mais uma vez os meus parabéns.

Nota: Enviei-te à pouco um email em resposta ao teu.

Cidália Oliveira disse...

Parabéééns linda!!! e agora boa sorte para o teu futuro percurso profissional :)**