sexta-feira, 26 de março de 2010

Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2010

O Dia Mundial do Teatro oferece-nos uma oportunidade de celebrarmos o teatro sobre toda a sua míriade de formas. O teatro é uma fonte de divertimento e inspiração e tem a capacidade de unificar as muitas e diversas culturas e povos que existem por todo o mundo. Mas o teatro é mais do que isso e também nos proporciona oportunidades de aprendizagem e informação.

Faz-se teatro por todo o mundo e nem sempre num ambiente teatral tradicional. Os espectáculos podem acontecer numa aldeiazinha africana, perto de uma montanha na Arménia ou numa minúscula ilha do Pacífico. Só é preciso um espaço e um público. O teatro tem a capacidade de nos fazer sorrir, de nos fazer chorar, mas também deve fazer-nos pensar e reflectir.

O teatro acontece devido a um trabalho de equipa. Os actores são as pessoas que se vêem. Mas existe um conjunto impressionante de gente que fica fora de vista. São elementos tão importantes como os actores, e as suas capacidades várias e especializadas tornam possível a criação de um espectáculo. Também elas devem partilhar os triunfos e sucessos que esperamos que ocorram.
Dia 27 de Março é oficialmente o Dia Mundial do Teatro. Sob muitos aspectos, todos os dias deveriam ser considerados dias do teatro, uma vez que nos cabe a responsabilidade de dar continuidade à tradição de divertir, de educar e de esclarecer os nossos públicos, sem os quais não existimos.

Dame Judi Dench – Mensagem de 2010

Sem comentários: