sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Amália, Coração Independente

Por estar de férias tenho mais tempo para fazer aquelas coisas que adoro (leia-se ir a museus, cinemas, concertos, e claro "perder-me" pela cidade) e ontem tive oportunidade de ir à exposição Amália, Coração Independente no Museu Berardo. É uma forma de sabermos um pouco mais desta grande senhora do fado português (que acaba por se misturar com a história de Portugal), para além de podermos ver fotografias e vídeos lindíssimos. E lá pelo meio há uma instalação fantástica da artista plástica Joana Vasconcelos, numa reprodução dos brincos de Filigrana. Recomendo!



Museu Berardo - Fundação de Arte Moderna e Contemporânea


De: 06-10-2009 a 31-01-2010

Horários: 3ª,4ª,5ª,6ª,Sab,Dom



Por ocasião do décimo aniversário do desaparecimento de um dos grandes símbolos da cultura portuguesa do século XX - Amália Rodrigues - o Museu Colecção Berardo, em co-produção com a Fundação EDP - Museu da Electricidade, apresenta a exposição intitulada Amália, Coração independente, excerto do fado escrito pela própria e intitulado Estranha forma de vida.

Esta mostra pretende repensar a fadista através de documentos, pinturas e filmes, entre outros objectos e suportes, e retratar através deles o seu universo numa perspectiva viva e contemporânea. Uma retrospectiva da rainha do fado no seu estatuto de diva de vários repertórios, do fado à música ligeira, mas também enquanto estrela planetária - uma celebridade francesa, vedeta da televisão italiana ou japonesa que, a partir de um pequeno país e de uma forma de música muito específica, adquire um estatuto paradoxal como referência da World Music, desde o final da década de 1950.

O traje, desenhado e coordenado por Amália, o guarda-roupa, as jóias e as revistas que fazem parte do acervo da Fundação Amália em Lisboa, são elementos essenciais nesta retrospectiva, não só no âmbito da cronologia de introdução à exposição no Museu Colecção Berardo, mas também no núcleo dedicado ao tema e apresentado no Museu da Electricidade.



Endereço: Praça Império, 1449-003 LISBOA
Concelho: Lisboa
Distrito: Lisboa
Telefone: 213612913
URL: www.museuberardo.com

Sem comentários: